21 de Novembro de 2017

O Líder em mim

No ano letivo de 2014, o Colégio Criarte implantou o programa “O Líder em Mim”, focado no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Esse programa envolve todos os funcionários do Colégio, que participaram de uma capacitação intensa, comprometendo-se a educar as crianças como líderes.

O programa foi desenvolvido com base no consagrado livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e adaptado à realidade do nosso país.

Com a implantação desse programa, o Colégio Criarte tem como objetivo desenvolver competências, caráter e liderança na escola e na vida dos nossos alunos, por meio da conscientização dos seguintes hábitos:

• SEJA PROATIVO- Você está no comando;
  • COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE – Tenha um plano;
  • FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE – Primeiro o trabalho, depois o lazer;
  • PENSE GANHA-GANHA – Todos podem vencer;
  • PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO - Ouça antes de falar;
  • CRIE SINERGIA – Junto é melhor;
  • AFINE O INSTRUMENTO – O equilíbrio é melhor.

A árvore dos 7 hábitos é a base do programa, e por meio do conhecimento e vivência desses hábitos os alunos conseguirão romper paradigmas, ou seja, o modo como vêem, entendem e interpretam o mundo.

Para a implantação do programa em nosso Colégio, preparamos uma semana de suspense para os alunos: montagem de painéis com figuras, frases ou simplesmente palavras que remetessem ao projeto, decoração dos corredores, pátio e salas de aulas. As crianças ficaram muito curiosas e perceberam que algo diferente estava por acontecer.

Ao final dessa semana, todas as professoras sentaram com seus alunos e por meio de uma roda de conversa explicaram a eles que aprenderiam alguns hábitos que mudariam suas vidas para sempre. Ao final desse mesmo dia, uma equipe de professores apresentou uma adaptação feita por eles da peça  “O Mágico de Oz”, a fim de  concretizar as ideias expostas nas rodas de conversa. Nesse teatro criativo e muito divertido, as crianças puderam ver os personagens vivenciando cada um dos hábitos. A partir desse dia, já começamos a perceber as mudanças.

No Colégio, trabalhamos com o programa no dia-a-dia. Ele está presente em situações cotidianas, levando os alunos a refletirem sobre suas atitudes, modo de pensar e agir, melhorando a disciplina, as relações sociais e o comprometimento com os estudos.

Diariamente, recebemos relatos de pais, via agenda, que já perceberam algumas mudanças positivas de comportamento de seus filhos em casa. Por exemplo: “A Isabela foi muito proativa ontem, fomos ao mercado, ela me ajudou a fazer as compras, embalar nas caixas e quando chegou em casa carregou e guardou tudo”; “A Gabi vem demonstrando novas atitudes todos os dias. Tem alimentado a cachorrinha sem que eu peça, tem ordenado suas coisas sozinha e também aconselhado tanto a mim quanto a outros da família, que não é porque alguém faz algo que você tem que fazer também!”

Sabemos que o programa está apenas no início e que daqui alguns anos a nossa sociedade colherá os frutos desse trabalho, com adultos independentes que alcançaram a eficácia pessoal e Interpessoal de dentro para fora.

Semeie um pensamento, colha uma ação;

Semeie uma ação, colha um hábito;

Semeie um hábito, colha um caráter;

Semeie um caráter, colha um destino.

Samuel Smiles